Friday, January 14, 2011

Contrariedades

As férias nem sempre são como nos imaginamos. Nem sempre tudo corre bem, nem sempre podemos comer exactamente no momento em que começamos a ter fome, nem a dormir tudo o que queremos nos aviões nem a apanhar solinho quando estamos na costa, a tentar fazer uma Prainha. Debruço-me agora sobre este ultimo ponto já que devo confessar que tivemos alguns problemas em usar a luz do astro rei durante alguns dias das ferias na Austrália.

Quase todos devem ter ouvido alguma coisa sobre as cheias nos antípodas. Bem, podemos confirmar, não eram rumores, aconteceram e estão as we speak a acontecer. Chegámos a Lennox Head a poucos quilómetros de Byron Bay (lugar conhecido dos surfistas) para começar a parte da viagem que ia precisamente ser dedicada ao surf do João e ao meu desporto preferido: o vira vira para atingir o bronze perfeito (com uma leitura pelo meio). Eis que fizemos uma manhã de praia e depois começou a chover como se não houvesse amanhã. Reparem que eu estive muitos anos num país tropical, tenho ido repetidas vezes às Caraíbas e nunca, mas nunca jamais tinha visto chover daquela maneira, sem intervalo entre os pingos de chuva, eram autênticas cascatas de água a cair do céu.

Segundo dia em Lennox Head, chovia ininterruptamente, decidimos pirar-nos dali. Depois de um sushizinho para ganhar forças para a viagem fizemo-nos à estrada e durante 400 quilómetros levamos com chuva. Chegámos sãos e salvos ao nosso seguinte destino: Rainbow Beach, onde estivemos num sitio maravilhoso a pernoitar três noites: Debbie’s Place, onde soubemos de fonte segura que o próprio do Kelly Slater pernoitou uma vez para ir apanhar uma onda xpto que há nestas paragens da Austrália. Para além disso temos que guardar na memória a visita a Fraser Island. A chuva deu-nos algumas tréguas durante esse dia, apanhamos um jeep às sete da manhã na deserta Rainbow Beach e lá fomos apanhar o ferry que nos deixou na ilha. Muitos passeios à beira mar de jeep (sem direito a banho já que os tubarões abundam), mergulhos no belo Lake McKenzie, um grada churrasco para o almoço e outros passeios da parte da tarde. Mas a chuva continuava.

Em Rainbow Beach vimos (debaixo de mais uma trégua que a chuva nos deu) uma duna simplesmente fantástica, que se estende ao longo de 2 quilómetros da costa e 600 metros até à floresta: Coloured Sand Cliffs, a não perder.

Para além da chuva havia mais uma contrariedade: tínhamos que ir apanhar um avião – a viagem de carro não podia continuar para norte devido às cheias – e a estrada que ligava à auto-estrada estava cortada há mais de 24 horas. Fizemo-nos à estrada na mesma, nada como ver in loco o que se passa (teoria do João que eu apoio totalmente). E lá conseguimos passar por um atalho e fomos das últimas pessoas a sair, horas depois aquela região de Queensland ficou totalmente isolada. Nem quis acreditar quando entrei naquele avião que nos levaria até às Whitsundays, onde nos esperava um veleiro maravilhoso no qual navegamos, ao sol, durante 3 dias… No próximo post conto mais detalhes… quando o avião aterrou pensei: as férias começaram











1 comment:

  1. Por fim mais noticias e fotos.É assim a vida é cheia de contrariedades...foi pena...mas acontece;o importante é que estão bem e ´no veleiro de certeza apanharam o sol que não tinham apanhado.Pena que o Joni não conseguiu fazer o seu surfzito.Manda fotos do veleiro e conta algo sobre a barreira de coral...Manda fotos de Singapura dessa piscina no Topo do Mundo.Beijos e saudades MAMI

    ReplyDelete